sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Nebulosa Ômega - Incrível Berço de Estrelas em Nossa Galáxia


A bela foto da Nebulosa Ômega acima foi captada pelo Very Large Telescope (VTL) da Organização Européia para Pesquisa Astronômica (ESO) e mostra toda a exuberância desta incubadora de estrelas distante a 6 mil anos luz da Terra. 

Também chamada de Nebulosa do Cisne, ou ainda, M17,  entre outros denominações,  a Nebulosa Ômega vem sendo muito estudada por ser uma das mais ativas da Via Láctea e por estar relativamente próxima de nosso planeta.

 Na incrível clareza das imagens captadas pelo telescópio europeu pode-se ver as estrelas jovens de coloração branco-azuladas, sendo as estrelas massivas representadas pelos pontos maiores e mais luminosos. As nuvens de pó e hidrôgênio assumem uma cor avermelhada devido a influência da luz ultravioleta proveniente das estrelas mais quentes.

No site da ESO pode-se baixar neste link  várias imagens sensacionais, em diversas resoluções (até1920x1200 pixels) e que podem ser usadas como papel de parede

Fonte: www.eso.org

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com