sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Equipamento Utiliza Sons para Auxiliar Cegos


 Um dispositivo portátil desenvolvido na  Universidade Politécnica de Valencia (Espanha),  poderá contribuir  bastante para que as pessoas cegas tenham uma melhor qualidade de vida.

O sistema, batizado de EyE 2021,  emite sinais sonoros auxiliando para que os cegos a detectem objetos e obstáculos em seu caminho.
Este sistema faz uma leitura tridimensional do ambiente em torno do usuário através de sensores acoplados nos óculos.
 As informações são então processadas e transformadas em uma sequência de cliques sonoros que o cego percebe com se estivessem vindo dos objetos em sua volta. Isso lhe permite desviar ou evitar obstáculos em seu caminho.
A idéia por trás desse interessante projeto é simular o mesmo método que  alguns animais usam  para ‘enxergar’ através dos sons. Na verdade, animais como os morcegos utilizam um sistema  em que emitem sons que ecoam nos obstáculos próximos.

 Ao receberem o eco de volta, esses animais conseguem ter uma acurada percepção do ambiente.
O sistema é composto pelos óculos especiais, um pequeno computador  e fones de ouvido. A expectativa é evoluí-lo no futuro permitindo quem sabe o reconhecimento cada vez mais exato dos objetos, podendo talvez vir a reconhecer rostos além de outras imagens mais complexas.

O projeto  apresentado na Convenção da Inovação, Comissão Europeia, vai entrar passar por uma fase de testes com algumas pessoas com deficiência visual. O objetivo é submeter o sistema às mesmas condições reais encontradas no dia-a-dia de um deficiente visual. 


Após essa fase de testes,  deverão ser produzidas as primeiras unidades já no mês de março de 2012.
Segundo seus inventores, o objetivo do equipamento é ampliar a gama de sistemas já existentes  que auxiliam os cegos vindo a complementá-los.


Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com