quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cientistas Constroem Menor Disco Rígido do Mundo


 A IBM e o Centro de Pesquisas Científicas Alemão  German Center for Free-Electron Laser  construíram uma microscópica unidade de armazenamento composta de apenas 96 átomos.

Apesar da pouca capacidade, esse 'Hard-Drive' microscópico servirá de referência para a pesquisa na área de armazenagem de dados, tendo em vista que os drives de armazenamento convencionais que temos hoje em dia precisam de cerca de meio bilhão de átomos para armazenar um único byte de dados.

A construção desta unidade em nível atômico faz parte  das pesquisas que estes cientistas vem desenvolvendo no sentido de construir unidades de armazenagem de dados cada vez menores e com maior capacidade. A expectativa é que um dia essas unidades poderão armazenar milhares ou milhões de vezes mais informação.

A equipe de cientistas construiu esse minúsculo HD de átomos usando uma ferramenta especial conhecida por microscópio de tunelamento de varredura, ou STM (scanning tunneling microscope). Os átomos foram colocados em fileiras  de 6 em 6, de forma que duas linhas foram o suficiente para armazenar um bit de informação. Os oito pares de linhas totalizaram um byte de dados.

A imagem apresentada no início deste post (crédito Sebastian Loth/CEL)  mostra como a ponta do microscópio faz a precisa distribuição dos átomos sobre uma superfície para construir a menor unidade de armazenamento do mundo.

Fonte:

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com