terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Mistério Na Morte de Peixes e Pássaros Nos Estados Unidos



As autoridades de saúde americanas continuam bastante intrigadas com a misteriosa morte de milhares de pássaros e peixes que ocorreu na noite de ano novo.

A causa provável da morte dos pássaros segundo investigações preliminares pode ter sido trovões e raios já que houve várias tempestades na região do estado do Arkansas onde ocorreu o misterioso evento.

Essa possibilidade foi cogitada pelo Dr. George Badley, veterinário da Comissão de Avicultura e Pecuária do Arkansas em entrevista a rede ABC. Segundo ele, o blackbird (melro) é um pequeno pássaro preto que tem o hábito de voar em grandes grupos. Eles poderiam ter sido pegos por uma tempestade e até mesmo serem atingidos por raios o que teria provocado suas mortes.

Essa hipótese ganha ainda mais peso a medida que são reveladas as primeiras informações sobre as condições dos corpos dos animais encontrados mortos. Praticamente todos tinham sinais de hemorragias internas o que sugere alguma espécie de trauma físico e não uma doença.

Além disso o fato de que as aves traziam o estômago vazio torna improvável que tenha ocorrido alguma espécie de envenenamento ou intoxicação alimentar.

Agentes de saúde trajando roupas especiais ainda estão recolhendo as carcaças das aves e enviando para serem analisadas em laboratórios. Os pássaros caíram na noite de sexta-feira e até o último domingo os funcionários já haviam recolhido mais de 2 mil pássaros mortos, todos encontrados num raio cerca de 1 km dentro da cidade de Beebe, a 40 Km de Little Rock no Arkansas.
Segundo o prefeito local, os agentes estão tratando a questão como um caso de rotina, e que não estariam com medo de que tenha ocorrido alguma espécie de contaminação.
Considerando que essa espécie de pássaro tem hábitos diurnos e limitada visão noturna uma outra explicação para o mistério é a de que a queima de grande quantidade de fogos de artifício durante a passagem de ano possa ter assustado os pássaros vindo a matar-lhes por stress.

As lesões encontradas nos corpos das aves se localizavam na altura do peito apresentando coágulos de sangue e hemorragia interna. A autópsia realizada nas carcaças mostrou que os animais pareciam saudáveis com todos os principais órgãos normais, embora ainda se espere pelo resultado do exame de sangue em andamento.

Essa não foi a primeira vez que pássaros caíram do céu no estado americano do Arkansas. Em 1973 na cidade de Stuttgart uma chuva de granizos vitimou vários pássaros. Também em 2001 uma tempestade de raios matou vários patos em Little Rock.

Além da misteriosa morte dos pássaros, o último final de semana também teve a morte de dezenas de milhares de peixes. Nas proximidades da cidade de Ork, a 125 km de Beebe, apareceram peixes mortos boiando ao longo de 20 Km do Rio Arkansas.

Autoridades locais já descartaram qualquer relação entre a morte dos peixes e dos pássaros. Conforme informaram que aproximadamente a cada dois dias ocorre alguma mortandade de peixes nos Estados Unidos, principalmente no verão onde a oxigenação da água é bem menor.

No inverno, a mudança brusca de temperatura também pode causar a morte de peixes.
Algumas amostras dos peixes foram enviadas a laboratórios para tentar identificar qual teria sido a causa da morte.


(foto do blackbird morto: site ABC News )
Referência: http://abcnews.go.com

Obesidade e o Risco de Câncer

 É incrível que menos de 3% das pessoas saibam que a obesidade aumenta consideravelmente o risco das pessoas desenvolverem câncer. Uma pesquisa recente realizada nos Estados Unidos pela sociedade americana contra o câncer, cerca de 14% das mortes por câncer em homens e 20% das mortes por câncer em mulheres são causadas pela obesidade.


Os dados são realmente alarmantes, considerando que a obesidade é um problema crescente no mundo todo. Especialistas consideram que as mulheres são mais propensas a terem câncer nos seios, vesícula biliar, ovários, cólon e colo do útero, enquanto nos homens a incidência maior é de câncer no cólon e reto.


Existem mais de 200 tipos de câncer mas somando-se os casos de câncer de mama, pulmão, intestino e próstata chega-se a metade do número total de casos, evidenciando a grande incidência de câncer nesses órgãos. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres.

As mulheres obesas por possuírem taxas mais elevadas do hormônio estrogênio (ou estrógeno) em seu corpo estão mais propensas a desenvolverem câncer.
Há muito tempo já é sabido que o estrogênio é um importante fator no desenvolvimento do câncer de mama e há alguns anos uma pesquisa o relacionou também ao câncer de pulmão. Isso ficou evidenciado por pesquisas que indicaram que as mulheres desenvolvem o câncer de pulmão mais cedo do que os homens mesmo que tenham sido menos expostas aos efeitos do fumo.

Sabe-se que o câncer de pulmão desenvolve-se de forma diferente entre homens e mulheres tanto no tipo de tumor quanto nos mecanismos biológicos que levam a o aparecimento da doença.

Sendo produzido principalmente nos tecidos gordurosos, o Estrogênio pode ter sua taxa bastante aumentada nas mulheres obesas.

Uma boa alimentação, associadas a condições de vida mais saudáveis pode ajudar significativamente na prevenção da obesidade e do câncer. Embora muito mais freqüente em mulheres o câncer de mama pode afetar também os homens. Pesquisas recentes indicam um aumento na incidência desse tipo de câncer em homens nas últimas décadas tendo a obesidade um importante papel também nesse crescimento pois também no homem aumentam as taxas de estrogênio no sangue.

O risco de câncer de mama após a menopausa é maior e causa mais mortes entre as mulheres obesas.

Muitos dos fatores de risco para o câncer de mama não sejam possíveis de serem evitados, como predisposição genética, histórico familiar, idade da primeira menstruação, número e idade da gravidez e idade da menopausa. Já a obesidade é um importante fator de risco que pode ser controlado.

Se considerarmos que a obesidade na população vem aumentando gradativamente ao longo dos últimos anos e com ele o aumento de doenças comprovadamente associadas como por exemplo a diabetes, as doenças cardíacas e também o câncer é fundamental a conscientização da pessoas no que se refere ao controle de peso.

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com