segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Bicicleta feita de bambu


Na onda do ‘ecologicamente correto’ tem crescido cada vez mais a popularidade da ‘bicicleta de bambu’ no mundo todo. 


A utilização do bambu em substituição aos materiais metálicos usados até então ganha cada vez mais a simpatia dos ciclistas. Além da óbvia razão de ser um produto absolutamente natural, o bambu por sua flexibilidade tem a vantagem de absorver mais facilmente o impacto promovendo um maior conforto ao se andar de bicicleta.
 Nos Estados Unidos, várias companhias já fabricam e vendem a ecológica bicicleta sendo que uma empresa chamada Bamboo Bike Studio vende um kit para construção de bicicletas de bambu além de oferecer  um curso para quem quiser aprender a construir sua própria bicicleta. Por cerca de $600 dólares qualquer pessoa pode construir sua própria bike.
Mas a Bamboo Bike Studio não se limita a construir bicicletas de bambu unicamente para o Mercado Americano. Eles também tem uma unidade em Gana, na África, onde eles ajudam a população pobre do local a fabricarem suas próprias bicicletas de bambu reduzindo muito o custo final do veículo devido a substituição do metal. Neste pequeno país africano onde o bambu é uma planta bastante comum, o preço total de uma bicicleta  fica em torno de 65 dólares.
 Numa nação pobre como Gana, a bicicleta representa tanto ou mais do que um carro para nós pois a facilidade de locomoção que ela promove aumenta consideravelmente as possibilidades e as oportunidades da população principalmente no que se refere ao trabalho, a saúde e a educação.
A utilização do bambu como material para a construção de bicicletas não é nenhuma novidade. Algumas das primeiras bicicletas que surgiram no mundo por volta do ano 1880 já eram feitas de madeira sendo que durante algum tempo foi utilizado o bambu  em muitas bicicletas.


Neste artigo há dicas especiais de como construir uma bicicleta feita de bambu.
As fotos que ilustram este artigo  são da empresa CalfeeDesign que vende bicicletas feitas de bambu.


Via:

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com