quinta-feira, 22 de julho de 2010

Animais ajudam o sistema imunológico das criancas


Um levantamento realizado pelo Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP), liderado pelo professor César Ades teve como resultado a confirmação de que a convivência com animais de estimação traz benefícios para saúde das pessoas.

Com base em dados de vários estudos realizados com pessoas de diferentes faixas etárias constatou-se que além do bem estar emocional proporcionado pela convivência com os animais domésticos, há ainda reflexos positivos na saúde resultando em melhora no sistema imunológico, redução do stress e de doenças comuns como dor de cabeça e resfriado.

Os benefícios se estenderiam a pessoas de qualquer idade. Em relação aos bebês, por exemplo, a convivência com cães desencadearia o aumento significativo de certas proteínas que desempenham um importante papel na regulação do sistema imunológico e das alergias.  A pesquisadora Carine Savalli Redígolo, avalia que este trabalho indicaria que os bebês seriam favorecidos for ficarem menos suscetíveis às alergias e dermatites tópicas.
Segundo a pesquisa, crianças teriam também melhora de rinites alérgicas devido à redução da imunoglubina E, um anticorpo que quando em altas concentrações sugere um processo alérgico.

O relaxamento proporcionado pelo simples gesto de acariciar um cão, por exemplo pode trazer importantes contribuições ao sistema imunológico ao elevar os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação viral ou bacteriana, prevenindo várias doenças.

Entre os dados analisados pelos pesquisadores estavam os índices de sobrevivência, no ano posterior a um infarto agudo do miocárdio, em donos de cães, gatos, outros animais de estimação e em pessoas que não possuíam bichos.  Essas informações evidenciaram que o fato de possuir um cão contribuiu significativamente para a sobrevivência desse pacientes, pelo menos no ano seguinte ao incidente.

Além disso foram apontados benefícios no controle de hipertensão arterial bem como no desempenho em matemática uma vez que os donos de cães conseguem lidar melhor com situações geradoras de stress.

Entre outras vantagens de possuir um animal de estimação foi constatado melhorias no convívio social uma vez que os animais proporcionam uma maior integração social proporcionando muitas vezes um início de conversa entre as pessoas.


Mas é preciso ter cautela pois embora o estudo aponte vários benefícios na relação entre os animais de estimação e os humanos não estão descartados também possíveis efeitos negativos para a saúde das pessoas especialmente crianças. A contribuição do estudo sem dúvida é em acrescentar mais informações que permitam principalmente aos pais decidirem se devem ou não permitir o contato precoce de seus filhos com animais.

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com