quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mistério Resolvido - O Ovo e a Galinha


O que veio primeiro, o ovo ou a galinha?

Esse tem sido um dos mistérios da vida por muito tempo, mas agora um grupo de pesquisadores britânicos descobriram que a galinha veio primeiro.
A pesquisa foi conduzida por cientistas das universidades de Sheffield e Warwick que se deparam com a resposta a esse enigma secular durante uma alise sobre a formação de cascas de ovos.
O Dr. Colin Freeman do departamento de engenharia de materiais da Universidade de Sheffield afirmou a ABC News que o foco da pesquisa está na bio-mineralização da casca de ovo, particularmente em uma proteína que é a chave para sua formação.

Cientistas já haviam descoberto que cascas se formavam pela ação de uma proteína chamada ovocledidin-17 (também conhecido como co-17) encontrado no ovário de frango. O grau de envolvimento da proteína na criação de cascas, no entanto, era desconhecido.

Usando uma ferramenta poderosa de computação chamado metadynamics e um supercomputador nacional do Reino Unido em Edimburgo, a equipe de pesquisa descobriu que co-17 funciona como um catalisador essencial na cristalização, a primeira fase de formação da casca do ovo.

Segundo Freeman, essa proteína  é essencial para formar a casca do ovo. Ou seja, você não não poderá ter ovo de galinha a menos que você já tem o frango.

E assim, depois de muito debate ao longo da história, a resposta para o mistério de quem veio primeiro é a galinha. Mas o professor John Harding, da Universidade de Sheffield, departamento de engenharia de materiais, disse que as repercussões desta constatação vão além da resolução do enigma.

"Noções básicas sobre como frangos fazem cascas são fascinante em si mas também podem dar pistas para a criação de novos materiais e processos," Harding disse em um comunicado para a imprensa.

"A Natureza encontrou soluções inovadoras que funcionam para todos os tipos de problemas na ciência dos materiais e tecnologia – podemos aprender muito com eles."


Fonte: ABCNews

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com