quinta-feira, 24 de junho de 2010

Cura da cegueira com célula tronco


Magnífica notícia vinda da Itália: Cientista conseguem comprovar a eficácia do transplante de células-tronco para recuperação de olhos danificados por queimaduras.

Um grupo de pesquisadores italianos da Universidade de Modena, implantaram células-tronco para tratar cegueira causada por queimaduras em 112 pessoas.  82 delas  (cerca de 76,6,%)  recuperaram totalmente a visão enquanto que 14 (cerca de 13,1%)  tiveram a visão parcialmente recuperada.

A técnica,  já é utilizada há mais de uma década, e consiste em cultivar células-tronco do próprio paciente para depois depositá-las na região do olho conhecida como ‘limbo’, que fica entre a córnea e a esclera (parte opaca do olho). O limbo é a fonte natural de células-tronco para a recuperação diária da córnea, mas elas costumam desaparecer em casos de queimadura, impedindo a regeneração do olho e causando cegueira parcial ou total.

Considerando que os pacientes tratados tinham ferimentos causados por queimadura em apenas um dos olhos  foi possível obter células tronco do outro olho.

Depois de aplicarem o implante das células, a maior parte dos pacientes da Itália deverá passar por novas cirurgias na córnea para completar o processo de recuperação o que deve ocorrer entre 12 e 24 meses.

A promissora pesquisa dos italianos foi publicada no periódico científico "The New England Journal of Medicine" e foi realizada com pacientes que passaram pelo procedimento entre 1998 e 2007.


Fonte: G1 e Rádio Gaúcha

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com