sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Vacina Contra AIDS Eficiente em 31 %


Pela primeira vez uma vacina contra a aids teve sua eficácia mensurável, diminuindo o risco de infecção. Os resultados foram divulgados ontem. Cientistas combinaram duas vacinas que isoladamente haviam fracassado e descobriram que, juntas, elas podem reduzir em 31,2% o risco de uma pessoa ser infectada pelo HIV, vírus causador da aids.

A comunidade internacional comemorou os resultados históricos, mas afirmou que há um longo caminho até que a vacina seja comercializada em larga escala. A Organização Mundial da Saúde (OMS) exige nível de proteção, no mínimo, de 70% a 80% para autorizar a venda.

A pesquisa custou US$ 105 milhões aos cofres dos Estados Unidos e foi realizada com 16,3 mil voluntários na Tailândia, local considerado um laboratório a céu aberto para testes de aids. Do total de voluntários, metade recebeu há três anos placebo (produto que não produz nenhum efeito) e o restante, uma dose de duas vacinas.

O trabalho foi conduzido pelo Programa de HIV do Exército Americano, em colaboração com centros de pesquisa e com o Ministério de Saúde da Tailândia. A OMS entrou com suporte logístico e técnico.

Em carta à organização, o coronel Jerome Kim, que liderou os estudos no Departamento de Defesa dos EUA, declarou que o resultado é a "primeira evidência de que se pode ter uma vacina preventiva e segura". A previsão era a de que uma vacina seria obtida apenas em 2030.

A ONU estima que a aids mata todos os anos 2 milhões de pessoas no mundo - o total chega a 25 milhões desde que a doença foi descoberta, há 25 anos. Atualmente há 33 milhões de infectados. Em várias regiões, a aids nutre o subdesenvolvimento e a pobreza. Por já terem fracassado em avaliações anteriores, a decisão dos EUA de voltar a testá-las foi criticada por cientistas. Parte da comunidade científica chegou a atacar o projeto, alegando que um fracasso levaria a perda de dinheiro e de credibilidade.

Resultados

Os resultados, que serão oficialmente apresentados em outubro, foram comemorados ao redor do mundo. "Finalmente, depois de tantos momentos de depressão, estamos vendo uma luz", declarou a diretora do Departamento de Vacinas na OMS, Marie Paul Kyeni, que nos anos 1990 desenvolveu a tecnologia que possibilitou o teste na Tailândia.

"Esse é um dia muito significativo e uma grande conquista da ciência", disse Seth Berkley, presidente da Iniciativa Internacional em Vacina contra a Aids. A OMS acredita que uma vacina poderá frear a expansão do vírus ao redor do mundo e ter um impacto significativo até na redução da pobreza.

Fonte:Jornal O Estado de S. Paulo e Yahoo.com






Gato Sobrevive A 13 Tiros


Um gato australiano chamado Smokey sobreviveu depois de ter sido atingido 13 vezes na cabeça por uma espingarda de pressão.

O bichano de 9 anos de idade chegou inclusive a se deslocar caminhando de volta para casa depois de ter sofrido o ataque.
O gato da raça Persa chegou à porta da casa de seus donos em Victoria, na Austrália, na semana passada sangrando muito na cabeça.

Um exame veterinário revelou que o gato tinha 13 projéteis alojados no rosto e na cabeça e que apenas 11 poderiam ser removidos. O animal está agora se recuperando da cirurgia mas pode ainda perder a visão em um dos seus olhos.

O dono do gato Liz Dunn afirmou a imprensa local: “Eu fiquei chocado que alguém possa pegar um animal com o propósito de atirar nele. Eles o prenderam e repetidas vezes atiraram de forma cruel. É um milagre que ele tenha sobrevivido.”

O pobre Smokey não foi o único gato sortudo a ter sobrevivido milagrosamente. No início deste mês um gato sobreviveu a um ataque com flecha nos Estados Unidos e em março na Inglaterra um gato sobreviveu depois de ter sido drogado por várias vezes por um rapaz.


Via: telegraph.co.uk

Imortalidade Será Alcançada Em 20 Anos

O cientista americano Ray Kurzweil de 61 anos, que já previu a descoberta de várias tecnologias anteriormente, afirma que a nossa compreensão dos genes bem como o conhecimento de informática estão de tal forma acelerados que pode-se prever que a humanidade atingirá a imortalidade em cerca de 20 anos.

Ele afirma que considerando a velocidade com que nosso conhecimento aumenta, a evolução da chamada nanotecnologia nos próximos 20 anos poderá viabilizar a substituição de muitos de nossos órgãos vitais.

Confira abaixo as idéias sobre a imortalidade que foram publicadas num artigo do jornal The Sun pelo cientista Ray Kurzweil:
"Eu e muitos outros cientistas atualmente acreditamos que em torno de 20 anos teremos condição de reprogramar o primitivo programa de nossos corpos de tal forma que nós possamos parar e reverter o processo de envelhecimento. Então a nanotecnologia vai nos permitir viver para sempre.

Os nanorobôs (nanobots) vão substituir células do sangue milhares de vezes mais eficientemente.
Dentro de 25 anos nós poderemos dar um pique de corrida por 15 minutos sem respirar, ou mergulhar por quatro horas sem oxigênio.

Vítimas de ataques do coração – aqueles que ainda não gozarem do privilégio de ter um então corriqueiro coração biônico – vão calmamente se dirigir ao médico para fazer uma operação simples. Enquanto não são atendidas, os nanorobôs em seu sangue os manterão vivos.
A nanotecnologia vai estender nossas capacidades mentais de tal forma que poderemos escrever um livro em minutos.”

O doutor Kurzweil cogita ainda possibilidades assustadoras para o mundo do futuro:
"Se nós quisermos ir para um estado de realidade virtual, os nanorobôs vão desconectar sinais cerebrais e nos levar virtualmente para onde quisermos ir. Sexo virtual vai ser corriqueiro. E no nosso dia-a-dia, figures holográficas surgirão em nossa mente para explicar o que está acontecendo.” (Aqui o doutor Kurzweil nos traz à lembrança a ficção tratada nos filmes ‘Vingador do Futuro’ com Arnold Schwarzenegger e ‘Vanilla Sky’ com Tom Cruise) .

Ele conclui afirmando que nós podemos projetar um mundo no futuro onde os humanos se tornarão cyborgs, com membros e órgãos artificiais.

Via: telegraph.co.uk

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com