terça-feira, 22 de setembro de 2009

Emzdecmp4_h263.dll - Erro ao abrir ou selecionar arquivos avi no Windows Explorer




Estava apanhando há horas com um erro que simplesmente fechava meu Windows Explorer ao clicar em um arquivo de vídeo.
A mensagem cita um arquivo chamado emzdecmp4_h263.dll e não dá outra opção a não ser enviar o relatório prá Microsoft e fechar o Explorer.
Ao clicar em detalhes do erro começam a surgir algumas pistas como a referida Dll envolvida no problema.
Cheguei a pensar que os arquivos estavam infectados por algum vírus mas felizmente não era virus não. Pior é que cheguei até a deletar alguns filmes que eu tinha baixado pensando estarem contaminados.

Cabe esclarecer que eu ainda uso Windows XP (atualizado com os últimos SP) e talvez quem tenha uma versão mais atual do windows nunca venha a sofrer com este erro no Explorer.

Após alguma pesquisa finalmente descobri a causa do problema: São uns codecs de vídeo que foram instalados quando eu instalei o Nokia Suite (software que facilita a troca de arquivos entre o PC e o celular).

A solução encontrada para o erro que fecha o Windows Explorer está neste site (em alemão). Mas como eu (e muita gente) não entende nada de alemão, tive que ir coletando informações em inglês daqui e dali até descobrir que eu tinha que baixar o software indicado pelos alemães (download link aqui) para trocar a prioridade com que os codecs da Nokia são utilizados.
Para quem está com o mesmo problema faça o seguinte:
Depois de baixar o tal programa (por sua própria conta e risco) faça o que foi sugerido aqui:
"Run the directshow filter manager downloaded from German website above and then reduce the "Merit" of all the "Emuzed" codecs to 200,000.Emuzed (as far as I can gather) is from Nokia."
Ou seja, reduza o "Mérito" de todos os codecs que começam com "Emuzed" para o valor indicado (200,000) e depois reinicie o computador.

Depois de baixar e instalar o programa DSFM encontre os codex emuzed (o primeiro que encontrei está em azul marinho acima, clique na imagem para ampliar).

Aí faça o seguinte:

- Clique em "Show Filer Properties" ( vai vir a seguinte tela):

Arraste o 'slider' na direita até que ele reduza o mérito para
"Do not Use" (200,000).
Clique no botão em "Set New Merit"
Faça isso para os demais codecs que iniciam com Emuzed (apenas alguns estarão disponíveis, faça naqueles que conseguir) e depois reinicie o computador.
No meu caso estes procedimentos foram a solução deste problema.








Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com