sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Imagens Do Mundo Em Raio-X





O artista Nick Veasey tem uma forma inusitada de expressar sua visão sobre o mundo. Como ele mesmo explica em seu site www.nickveasey.com , nós vivemos um cotidiano dominado pelas aparências e superficialidades.


É nesse sentido que ele tenta mostrar a profundidade por trás das coisas que vemos representando-as com uma ‘visão de raio-x’.

Em seus trabalhos ele cria imagens tanto de produtos fabricados pelo homem quanto fornecidos pela natureza que nos cerca.
Vale a pena dar uma conferida no site do artista para conhecer esta forma curiosa de representar o mundo como se tivéssemos visão de raio-x.

Planta Carnívora Gigante Encontrada

Botânicos descobriram uma nova espécie de planta carnívora gigante nas Filipinas. A planta é tão grande que é capaz não só de pegar insetos mas também ratos ao atraí-los para dentro da sua armadilha natural.

A planta em formato de jarro é a maior entre todas desse tipo já encontrada no mundo.
Durante essa mesma expedição nas Filipinas os botânicos também encontraram estranhas plantas rósea e cogumelos azuis que eles não conseguiram identificar.

Os rumores de que existiam novas espécies de plantas jarro surgiram já no ano 2000 quando dois missionários cristãos


Tentaram escalar o monte Victoria, um pico raramente visitado na região central de Palawan nas Philippines. Com pouca preparação, os missionários tentaram subir a montanha mas ficaram perdidos por 13 dias até serem resgatados antes de serem das encostas.Ao retornarem eles disseram ter visto uma planta jarro carnívora gigante.

Isso aguçou o interesse do explorador inglês de história natural Stewart McPherson da Red Fern Natural History Productions UK além dos botânicos Alastair Robinson e Volker Heinrich.


Os três são especialistas nesse tipo de planta no formato de jarro e têm viajado pelo mundo em busca de novas espécies.

Em 2007, acompanhados de três guias, eles partiram para o monte Victoria em busca da planta exótica. A equipe entrou floresta adentro e encontrou as plantas jarro que são chamadas cientificamente de Nepenthes philippinensis, além de brotos róseos e cogumelos azuis.

"Quando chegamos a cerca de 1,600 metros acima do nível do mar, nós vimos uma grande planta jarro,depois mais uma e daí em diante muitas outras.Era evidente que a planta encontrada não era uma espécie conhecida" Relembra McPherson.



Diferente de outras plantas carnívoras, as plantas jarro possuem estruturas tubulares nas quais insetos e outros pequenos animais são presos.

Os exploradores acreditam que o fato do lugar ser de difícil acesso vai favorecer a preservação dessa planta. Durante essa expedição eles encontraram também uma planta jarro que embora já fosse conhecida não era vista na natureza há mais de 100 anos.

Via: http://news.bbc.co.uk/earth/hi/earth_news/newsid_8195000/8195029.stm

Portas Invisíveis Perto De Serem Inventadas


Os fãs de Harry Potter vão ficar entusiasmados com essa notícia: Quem não lembra da sensacional plataforma 9 e 3/4 da estação King's Cross em Londres? A plataforma era invisível para pessoas normais, mas os magos podiam entrar nela jogando-se diretamente contra a parede de tijolos. Pois os cientistas agora estão mais perto de construírem algo semelhante.

Usando uma técnica conhecida como transformação ótica, pesquisadores da universidade de Hong Kong, em Shanghai, descobriram uma forma de alterar o caminho que as ondas de luz percorrem permitindo que sejam criados portais que sejam invisíveis ao olho humano. Como eles mesmo definiram: “uma passagem que bloqueia ondas eletromagnéticas mas que permite a passagem de outras entidades.”

Um dispositivo que usa transformação ótica, feito a partir de cristais fotônicos criam uma ‘ilusão ótica’ que forçam a luz e outras formas de radiação eletromagnética em várias direções permitindo esconder o portal.
Tentativas anteriores de criar esse tipo de portal eletromagnético foram frustradas no passado devido a pequena faixa de ondas de luz visíveis que cobriam.
A descoberta descrita no New Journal of Physics, tem ainda a vantagem de poder ser ligada e desligada à distância.

Contudo, apesar de ser teoricamente possível, ainda há muitas questões de ordem prática que precisam ser solucionadas para que se possa um dia construir o tal portal invisível, conforme admitiram os próprios membros da equipe de cientistas envolvidas na pesquisa.

O processo é semelhante ao que aocntece quando vemos um peixe dentro de um aquário. Sob um certo ângulo ele parece maior do que é na realidade: Colocando cristais fotônicos num ângulo correto eles podem refletir a luz criando um buraco invisível. Uma aplicação prática para um invento dessa ordem seria cobrir instalações ou equipamentos militares tornando-os invisíveis ao olho humano.

Via: www.telegraph.co.uk

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com