quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

jesus Nasceu em Junho

Jesus Nasceu em Junho?

O astrônomo australiano David Reneke  calculou que uma estrela brilhante teria aparecido em Belém há 2 mil anos. Com base no evangelho de São Mateus e de um programa de computador ele mostra que Jesus teria nascido em 17 de junho e não em 25 de dezembro.

Ele descobriu que a estrela brilhante que apareceu há 2 mil anos  no céu de Belém pode se tratar da conjunção dos planetas Venus e Júpiter  que devido a proximidade emitiram um brilho fora do comum.

O astrônomo usou um complexo programa de computador para estabelecer as exatas posições de todos os corpos celestes reproduzindo assim como era visto o céu de Belém há 2 mil anos.

 Ele concluiu que houve um evento astronômico espetacular na época do nascimento de Jesus. Reneke diz que os sábios provavelmente  interpretaram este fenômeno como o sinal que eles estavam esperando fazendo com que eles seguissem a ‘estrela’ até o local do nascimento do Cristo conforme é descrito pela Bíblia.

As pesquisa até então vinham convergindo na aceitação de que o nascimento de Jesus teria ocorrido entre 3 A.C  e 1 D.C.

Usando o evangelho de São Mateus como referência,  Reneke indica que uma conjunção planetária teria aparecido na constelação de Leão na exata data de 17 de Junho do ano 2 antes de cristo. O astrônomo afirma que sua equipe dispõe de softwares que podem recriar com exatidão o céu de qualquer lugar nos últimos milhares de anos.

Segundo Reneke, Venus e Júpiter ficaram muito próximos no ano 2 A.C. e eles teriam aparecido no céu como uma brilhante fonte de luz. Ele diz que não está afirmando que seja a estrela de Natal mas estas conclusões são as mais consistentes que ele já viu para explicar o evento descrito na Bíblia sagrada.  Os sábios poderiam ter facilmente confundido esse brilho com uma estrela. “A astronomia é uma ciência tão precisa que nós podemos determinar exatamente onde os planetas estavam e isso pode ser a explicação para a fabulosa estrela de natal. ”  afirma o cientista.

Reneke acrescenta ainda que Dezembro é uma data arbitrária que nós temos aceito mas não significa que seja neste mês que o nascimento de jesus aconteceu. Isto não é uma tentativa de colocar as religiões em descrédito. Na verdade é a confirmação de que havia realmente um objeto brilhante no céu exatamente na época, mais precisamente na data indicada. Ele admite que quando se mistura ciência e religião podemos magoar as pessoas. Neste caso entretanto  ele acha que isto serve para reforçar a fé.

Teorias anteriores teriam especulado que a estrela de Belém era uma supernova (estrela que explodiu) ou mesmo um cometa mas  Reneke afirma que com auxílio da tecnologia temos agora a melhor explicação para o evento astronômico.

Via:

http://www.typepad.com/t/trackback/433071/36886874

http://www.telegraph.co.uk/topics/christmas/3687843/Jesus-was-born-in-June-astronomers-claim.html

 

 

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com