terça-feira, 11 de novembro de 2008

Brasileirao 2008 Manipulado para o Sao Paulo?

Matéria do GLOBO em que aborda um certo 'favorecimento' a favor do São Paulo no campeonato brasileiro de futebol de 2008 veja AQUI neste link.

Isso que os dados que o Globo apresenta considera que o Grêmio foi beneficiado em 4 jogos e prejudicado em apenas 1.

Ainda assim o Grêmio estaria na Liderança se não fossem os erros escandalosos de arbitragem.

O São Paulo coincidentemente foi o time mais beneficiado (12 vezes). Eles consideraram apenas os erros que poderiam ter mudado o resultado das partidas.

Acho que eles foram até muito modestos em dizer que o Grêmio foi prejudicado apenas 1 vez (casualmente no GRENAL com gol de impedimento do Inter no empate de 1 x 1).

Acho que foram muito mais, com pênaltis claros contra o Atlético Paranaense, Palmeiras (no André Luis) e em outros jogos, além do excesso de cartões (vide o cartão vermelho direto no último jogo contra o Palmeiras que tirou o Jean do próximo jogo). Sem falar nas exageradas punições que o tribunal aplica em julgamentos de jogadores do Grêmio.

Isso tudo junto poderia dar uma liderança muito mais folgada para o Grêmio Porto Alegrense neste campeonato.

Não estou dizendo que os adversários nas partidas em que houve os erros é que são os culpados por essa ‘tendência’ maliciosa das arbitragens. Não. Na verdade o que parecem que estão fazendo é irem minando aos poucos os times que teriam chances de estar na ponta do campeonato.

Até acho que em alguns casos os árbitros o façam porque se favorecerem os times ‘preferidos’ da mídia do centro do país eles não serão criticados nos programas esportivos e terão uma carreira mais tranqüila.

Em outras situações acho que é por medo de represálias ao darem um pênalti contra o time da casa diante da própria torcida.

Claro que o árbitro é humano e que tem o direito de errar. Mas quando os erros tendem sistematicamente para um lado é também justo que se levantem suspeitas.

Acho que está mais do que na hora de permitir que o árbitro tire as dúvidas durante o jogo através de imagens de câmeras posicionadas em torno do gramado. Só assim ele não poderá se defender dizendo que na hora ‘interpretou’ de outra forma.

É urgente que seja adotado esse recurso já utilizado em outros esportes pelo mundo.

O futebol brasileiro nos últimos anos tem deixado o torcedor de bom senso desanimado.

Os times que não são preferidos da mídia Rio/SP tem que vencer o jogo, a arbitragem e os tribunais esportivos (que também tem suscitado recentemente desconfianças). Num campeonato parelho e equilibrado bastam sutilezas a cada jogo para que ao longo da competição a diferença se traduza em alguns preciosos pontos de vantagem.

Mas não é só com o Grêmio que estas coisas vêm acontecendo. O Botafogo está sendo prejudicado há horas, idem para o Fluminense e o Vasco e até acho estranho que a torcida carioca não esteja protestando com mais veemência.

A matéria da Globo mostra que Figueirense está ameaçado de rebaixamento principalmente devido a falhas dos árbitros.

E vários outros times poderiam estar em condições melhores se a regra fosse aplicada com isenção.


Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com