terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Porque filhos entre parentes nascem com problemas geneticos

Pessoas da mesma família podem gerar filhos com problemas sérios de saúde porque o risco de dois genes recessivos relacionados a uma doença grave se encontrarem é grande.

A explicação é que a natureza criou um mecanismo para que os genes problemáticos ficassem ‘guardados’  em seu cromossomo fazendo com que talvez um dia fossem extintos.  São os chamados genes recessivos que para influenciarem o desenvolvimento  de uma doença precisam combinar-se com outro idêntico a eles.

Caso uma pessoa tenha um gene recessivo ligado a uma doença, por exemplo a fenilcetonúria (doença rara que causa retardamento mental), para que uma criança nasça com problemas teria que ser gerada a partir do relacionamento desta pessoa com um parceiro que também tivesse esse gene (menos de 2% de risco). Ainda assim as chances dos dois genes recessivos de se encontrarem seria de apenas 25%, o que resultaria num risco de 0,5%.

Já  se a mesma pessoa se relacionasse com algum parente o risco aumentaria bastante. Considerando-se o cruzamento genético e o papel do ambiente no desencadeamento de problemas, as chances de um recessivo se manifestar é de 50% (de um filho gerado entre pai e filho por exemplo). No caso dessa doença especificamente, a fenilcetonúria, o risco seria 100 vezes maior do que entre desconhecidos.

É claro que a medida que o grau de parentesco vai diminuindo a mistura do sangue vai diluindo as chances de surgirem doenças relacionadas a consangüinidade.

Cerca de 50% de filhos entre irmãos apresentam algum tipo de problema relacionado a consangüinidade. Filhos de tia com sobrinho têm 25% de risco de apresentar doenças raras.  Já o risco de dar problema num relacionamento entre primos é de 12,5%. (Xiii, este é o meu caso pois meus pais são primos...)

 

Fonte: Revista Superinteressante

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com