segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Animações Feitas Quadro a Quadro Utilizando Soldadinhos de Brinquedo

Pois eu estava aqui com minha câmera digital tentando fazer algumas animações frame a frame usando os soldadinhos de brinquedo do meu filho. De vez em quando bate uma saudade do tempo em que eu era criança e brincava com os meus soldadinhos de plástico. Pensei: porque não trazê-los à vida novamente fazendo uma animação tipo 'stop motion' utilizando minha máquina fotográfica? Prá quem não é exercício de paciência e refinamento. Bater várias fotos dos soldadinhos em várias posições prá depois ao mostrá-las em squência gerar uma animação. Muita coisa entra na jogada. Desde possuir um roteirozinho para o filme ficar interessante até aspectos de animação, etc. Depois de algumas tentativas descobri que tenho muito ainda que aprender. Aí encontrei esta série de videos amadores feitos com os mesmos soldadinhos de plástico que eu estou tentando transformar em atores de animação quadro a quadro: Sensacional. Apesar de toda limitação de se fazer uma animação com pouquíssimos recursos os caras mandaram bem nestas animações. Confere aí... Nesta animação acima os autores utilizaram soldadinhos de plástico mesmo animados quadro a quadro. Nesta outra mostrada acima foram utilizados recursos de animação por software em modelagem 3D combinadas com objetos reais. O cara fez para participar de um festival de filmes no colégio que estuda e premiado com esta paródia do filme Resgate do Soldado Ryan.

Carregue seu IPod ou MP3 player usando Gatorade e uma Cebola




Alguns dizem que é mais um daqules vídeos falasos (fake) mas se você quiser tentar... Faça-o por sua conta e risco. Se bem que o que pode acontecer é ter que limpar o cabo USB do aparelho...
Os caras do vídeo aí usando 2 copos de gatorade e uma cebola para carregar a bateria do Ipod. Primeiro eles fazem um furo de cada lado da cebola e colocam de molho no gatorade por alguns minutos. Depois é só espetar o plug do cabo USB que está conectado no Ipod para vê-lo ligar novamente.
Alguns garantem que o aparelho funcionou por 3 minutos. Os criadores do vídeo já dizem que a acaraga pode durar 20 minutos. Sinceramente eu duvido que funcione. Embora eu saiba que dá prá fazer uma pilha até utilizando um limão, acho que o vídeo aí foi montado para parecer real.
Uma das desconfianças recai sobre o cabo USB que está enrolado sob o aparelho no vídeo. É possível supor que haja um furo na mesa e o cabo poderia estar conectado a uma tomada logo abaixo dela.
Acredite se quiser...

Dez alimentos que vão lhe trazer saúde


AVEIA- Ajuda a diminiur o colesterol ruim, o LDL. Ganhou o selo de redutor de risco de doenças cardíacas da FDA (Federal Drug Association) agência reguladora de alimentos e remédios dos estados unidos. Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas de farinha.

ALHO: Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis de colesterol bom, o HDL. Pesquisas oindicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos.
Quantidade recomendada: Um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial).

AZEITE DE OLIVA: Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração.
Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa)

CASTANHA-DO-PARÁ: Assim como a noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA.
Quantidade recomendada: 30 gramas por dia ou de cinco a seis unidades.

CHÁ VERDE: Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.
Quantidade recomendada: de quatro a seis xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer do esôfago).

MAÇÃ: Ajuda a prevenir tumores malignos, diz o médico Michael Roizen. O consumo regular de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sangüínea , além de evitar doenças oculares como catarata.
Quantidade recomendada: Cinco porções de frutas por dia.

PEIXES: Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames. Estudos indicam também que reduzem dores de artrite, melhoram a depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzeheimer.
Quantidade recomendada: pelo menos 180 gramas por semana (para reduzir o risco de doenças cardiovasculares).

SOJA: Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e cólon.
Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá (para reduzir o colesterol).

TOMATE: Auxilia na prevenção do câncer de próstata.
Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.

VINHO TINTO: A uva vermelha, presente no vinho ou no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o cúmulo de gosrdura nas artérias, prevenindo doenças do coração.
Quantidade recomendada: dois copos de suco de uma ou uma taça de vinho tinto por dia.

Fonte: Revista da Família 2008

Criança sem cérebro completa um ano de vida desafiando as previsões

Fotos Celio Messias e Joel Silva/Folha Imagem


Amanhã, dia 20 de novembro a menina Marcela de Jesus Galante Ferreira vai completar 1 ano de vida. Ela é um bebê gordinho que ouve, sorri, reage à luz, senta-se normalmente, emite sons e tenta ficar de pé. Esses poderiam ser os indicativos de que Marcela fosse uma criança normal mas infelizmente não é.

Ela é portadora de uma anomalia congênita chamada anencefalia, ou ausência de cérebro, confirmada por exame de ressonância magnética feito na semana passada. Embora alguns especialistas ainda questionem o diaganóstico de anencefalia devido às atividades exercidas pela crianaça.


O bebê resiste resiste graças às funções básicas mantidas pelo tronco encefálico, a única estrutura do sistema nervoso de que dispõe. Composto de fibras nervosas, o tronco encefálico garante os batimentos cardíacos, a respiração e alguns movimentos de sucção. Nada mais. Os bebês anencéfalos, em geral, não duram mais do que três semanas. Marcela é um caso raro na medicina.

Seu caso estimula ainda mais o protesto de grupos anti-aborto já que a justiça permite a interrupção da gestação quando é diagnosticada a anencefalia. Marcela foi, inclusive, o símbolo de uma passeata antiaborto organizada em São Paulo, em março passado, que reuniu 5.000 fiéis católicos, espíritas e evangélicos. O geneticista Thomaz Gollop, especialista em medicina fetal do Hospital Albert Einstein afirma que "É impossível prever quanto o corpo da garotinha vai resistir. Mas é certo que a sua deformidade é absolutamente letal e, contra ela, não há escapatória".. Para a medicina, Marcela é apenas uma exceção por sua resistência acima da média esperada para casos similares.



O que ocorre na maioria dos casos como este é o falecimento do bebê apenas algumas horas após o nascimento. Seus pais, Cacilda e Dionísio, que são trabalhadores agrícolas na cidade de Patrocínio Paulista, no interior de São Paulo e nem sequer já tinham ouvido falar desse problema congênito. Apesar do diagnóstico confirmado por um exame de ultra-som de rotina, no quarto mês de gestação, a mãe negou-se a interromper a gravidez. Apesar da permissão do aborto de anencéfalos não estar prevista no Código Penal, a maioria dos juízes concede alvarás para a interrupção desse tipo de gestação. Por isso os médicos lhe deram uma semana para pensar.

Resoluta em levar adiante a gravidez aos pais da menina que são católicos fervorosos colocaram lhe o segundo nome 'de Jesus' .

"A partir daquele momento, ela nunca mais foi minha. Foi entregue a Deus", diz a mãe Cacilda.


Segundo a pediatra Márcia Beani a ressonância magnética também mostrou que todo o conduto auditivo da menina é bem formado e perfeito. Apesar de toda a polêmica envolvendo o caso de Marcela, a pediatra reaforma que trata-se comprovadamente de uma anecefalia mas não do tipo comum: "Ela é um bebê anencéfalo, essa região do cérebro dela está preenchida por líquido, mas não é um exemplo de anencefalia descrita na literatura médica porque ela, de alguma maneira, ainda interage com a mãe, com o ambiente e seu tronco encefálico realiza funções. Um caso clássico de má-formação não teria sobrevivido por tanto tempo ou estaria vegetando, o que não é o caso dela desde que nasceu." disse a pediatra.


Na ilustração ao lado a anencefalia é demonstrada na figura da direita




Ricardo Barini, coordenador do Programa de Medicina Fetal e Imunologia da Reprodução da Unicamp, afirma que embora a ressonância possa diagnosticar com precisão a anencefalia desde o útero, ela também apontaria a exsitência da membrana que reveste a cabeça de Marcela: "Na anencefalia a criança nasce com a cabeça totalmente aberta, mas se ela tem uma membrana que protege a parte superior e chega a ter cabelo na parte de baixo da cabeça, é outro tipo de má-formação, pode ser um diagnóstico mal concluído." observa o médico.

A mãe da menina é quem controla a alimentação de Marcela por sonda além de ter aprendido a colocá-la no concentrador de oxigênio, um aparelho elétrico em forma de capacete que aumenta a oferta de ar quando a criança tem dificuldade de respirar. O consumo de energia elétrica desse aparelho fez a conta de luz da casa saltar de 30 para 200 reais por mês.

Os médicos ficam surpresos com o desenvolvimento de Marcela pois ela já passou por três resfriados, convulsão e febre e chegou a receber uima transfusão sangüínea para combater uma anemia mas no entanto já está com 12 quilos, acima do esperado para um bebê da sua idade.

A família de Marcela que tem ainda mais duas irmãs mais velhas Débora, de 18 anos, e Dirlene, de 15 age como se o bebê não fosse diferente de outra criança normal. Além de estar em dia com as vacinações ela toma ferro e vitaminas, como qualquer criança da mesma faixa etária. Mesmo tendo os olhos cegos projetados para fora e de a parte superior da cabeça ser disforme, a família lhe tira fotos em que o bebê aparece usando um apenas um gorro.

"Minha filha é muito carinhosa. As pessoas ficam tão encantadas com ela que não ligam para o formato de sua cabecinha. Olha só as dobrinhas do braço. Ó o barrigão" diz a mãe.

Marcela se mexe e ergue o corpo tentando ficar em pé com frequência o que levou a médica a diminuir a quantidade de alimentos evitandoi o sobrepeso que prejudicaria ainda mais o bebê. Apesar da alimentação ser administrada por uma sonda, parte da papinha é dada na colher.


Hoje a menina está menos dependente do capacete de oxigênio para respirar, chegando a ficar 12 horas sem o aparelho.

Na Holanda, no início dos anos 2000 a opinião pública se dividiu em relação ao caso de uma menina chamada Anna que nasceu com graves malformações do cérebro e da coluna vertebral. Quando fez 4 semanas de vida seus pais pediram aos médicos que a vida dela fosse interrompida. Após muita polêmica e discussão em torno do tema houve uma mudança de legislação e a eutanásia neonatal passou a ser permitida.

A falta de ácido fólico (uma vitamina do complexo B) durante a gravidez é apontada como a principal causa da anencefalia. Para prevenir o médico poderá receitar comprimidos de ácido fólico um mês antes da gravidez e no primeiro trimestre de gestação. Esta substância também é encontrada em verduras como espinafre e brócolis. Mas lembre-se: Qualquer remédio ou suplemento alimentar deve ser supervisionado por um médico.

Referências:

Jornal Zero Hora

REVISTA VEJA

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com