terça-feira, 9 de outubro de 2007

Heliodisplay a tecnologia de Guerra nas Estrelas torna-se realidade


Quando o robô R2D2 projetou a imagem com a enigmática mensagem da princesa Leia como se fosse um holograma tridimensional diante de Luke Skywalker tudo era apenas ficção científica.
Há alguns meses um grupo de pesquisadores japoneses já tinha anunciado que haviam desenvolvido um projetor que é capaz capaz não só de projetar uma imagem 3D no ar como permitir que ela possa reagir ao toque proporcionando interatividade.

Neste artigoAIST develops 3D image projector é detalhado o mecanismo que utiliza feixes de laser criando emissões de plasma de nitrogênio e oxigênio no ar.

Mas outro display tridimensional, ainda mais impressionante já é oferecido agora pela empresa http://www.io2technology.com/. É o chamado MID-Air Video Display ou apenas HelioDisplay.

"Conecte qualquer computador ou DVD usando um cabo normal de vídeo e o Heliodisplay vai funcionar como um monitor secundário mostrando imagens e vídeos do seu PC ou DVD." Diz o anúncio no Website da empresa.


Embora a própria empresa admita que a tecnologia ainda está na fase inicial e que ainda não proporciona um grau de definição muito alta (embora suporte resolução1024 x768 ou ainda maior). Considerando que os monitores de CRT e LCD possuem décadas de aperfeiçoamento, podemos prever que num futuro próximo a interface tridimensional utilizada por Tom Cruise no filme Minority Report ou o jogo de xadrez jogado por Chewbacca no filme Guerra nas Estrelas serão uma realidade.

Usando o dedo, um lápis, uma caneta ou qualquer objeto para selecionar e navegar podemos interagir com o HelioDisplay da mesma forma como se fosse um desses monitores sensíveis ao toque. A única diferença segundo o fabricante é que não há um contato físico propriamente dito com o monitor e sim com a imagem tridimensional que ele projeta.


A diferença de luminosidade no ambiente parece também não afetar a visibilidade das imagens no Heliodisplay. Na foto ao lado pode-se comparar a mesma figura sob diferentes condições de luz ambiente.

O fabricante afirma ainda que a incidência de luz é significativa na qualidade da imagem da mesma forma que acontece hoje com os monitores e televisores disponíveis no mercado onde a incidência de luz solar direta prejudica bastante a visibilidade.

Abaixo são mostradas algumas imagens e vídeos do inovador HelioDisplay:





Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com