quarta-feira, 27 de junho de 2007

Consumidor de Banda Larga ganha Processo Contra Brasil Telecom e Terra

As empresas Brasil Telecom S/A e Terra Networks Brasil S/A foram condenadas a indenizar um consumidor por má-prestação de serviço de acesso à Internet Banda Larga.
Após meses tentando inutilmente que as companhias resolvessem seu problema ocasionado por um modem com defeito, ele entrou na justiça pedindo indenização por danos materiais e morais.
No processo ele relata que a Brasil Telecom forneceu o acesso à Internet e a Terra o modem. Mesmo tendo notificado a Brasil Telecom, 18 meses após a instalação do aparelho o serviço continuava disponível residualmente.

Apelando de uma sentença que extinguia a ação contra a Brasil Telecom e condenava a Terra Networks que o indenizasse em 20 salários mínimos, ele teve sentença favorável por unanimidade na 19ª Câmara Cível do TJRS no dia 26/6 aumentando a indenização para R$ 19 mil (50 salários mínimos).

Foi aplicado Código de Defesa do Consumidor por se tratar de fornecedoras de serviço e produto com defeito.
A empresa Terra Networks havia recorrido afirmando não ser fabricante do modem instalado e que apenas intermediou sua aquisição.

Para o relator do recurso, Desembargador Guinther Spode, a conduta lesiva da Brasil Telecom e da Terra Networks trouxe verdadeiros incômodos ao autor da ação, ocasionados pela impossibilidade de acesso à Internet. “Trata-se de profissional do direito, cujo trabalho, diante dos prazos, não tem hora e nem lugar.”
Reconheceu, ainda, que a utilização do serviço, seja para estudo, para pesquisa, companhamento processual é atualmente ferramenta indispensável.

Em seu entendimento, também a Brasil Telecom é parte legítima para responder pela causa. É a empresa que faz toda a contratação do serviço de banda larga, inclusive no que diz respeito à aquisição do modem. Embora a nota fiscal do aparelho (modem) esteja em nome da provedora de Internet Terra.

Fonte: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RS

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com